Queimar lixo é crime ambiental

Aqui onde eu moro é muito comum alguns vizinhos queimarem o lixo. Alguns, chegam ao cúmulo de jogar o lixo num terreno que não os pertence e tacar fogo.  É revoltante porque além da sujeira que a fuligem provoca na casa da gente, o ar fica irrespirável.  E a gente poderia até ficar menos revoltado se fosse só mato e poda de árvores, mas não…alguns moradores queimam plásticos, móveis e latas causando realmente um envenenamento coletivo.

O problema é que este comportamento é criminoso. Mas saber que existe uma lei, não basta. Precisamos de quem a faça cumprir porque já cansei de ver até os bombeiros vindo apagar o fogo e nada é feito com quem causou a queimada. Até porque, como mencionei, em terrenos baldios, fica complicado determinar as responsabilidade, afinal, “filho feio nunca tem pai” , como diz o velho ditado.

Certa vez, em outro endereço onde morei, o vizinho capinou seu terreno e tacou fogo. Contudo, o monte era tão alto que as labaredas ficaram com mais de 4 metros de altura. Ao chamarmos os bombeiros, eles disseram que não iriam , a não ser que fogo ficasse incontrolável. Sim, é isso mesmo que vocês leram. Nâo é a primeira vez que , ao chamar uma autoridade, sou premiada com este tipo de pérola: somente comparecemos se acontecer alguma coisa.

 

Denuncie o pitbul do vizinho que fica andando na rua sem coleira e pode ser que você escute: “ele já mordeu alguém?”. Ou seja, somente depois que o fogo virar tragédia e que o cachorro atacar alguém é que as pessoas são chamadas às suas responsabilidades.

Apesar disso, fiquei feliz de saber que queimar lixo é crime ambiental porque a dona do terreno atrás da minha casa, disse que vai tacar fogo na capina porque para ela é mais barato. E que somente estava me comunicando para que eu possa colaborar com ela e sair de casa no dia da queimada. Talvez agora, quando eu a informar sobre a lei, ela pense melhor antes de tomar esta atitude.

 

O que diz a Lei de Crimes Ambientais (9.605 de 13 de fevereiro de 1998) artigo 54: causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana. Causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos a saúde da população: pena de reclusão, de um a cinco anos.

 

[imagem/citação da lei: http://vidainsolita.wordpress.com]

3 Responses

Write a Comment»
  1. Logo que comprei a minha casa fora do RJ,percebi como era comum esta prática:queimar o lixo
    Assim que contratei um caseiro a primeira ordem que eu dei foi que na minha casa esta prática seria proibida.
    E até hj é assim.
    Aos poucos,consegui convencer duas vizinhas e elas tbm não deixam mais os caseiros queimarem o lixo
    Agora,vc vê….com certeza vc deve ter comentado com a sua vizinha os malefícios da atitude dela. E ela ,não está nem aí?!
    Tristeza !!!

  2. IVANI SOUZA MELLO

    fui vitima de uma queimada de lixo do terreno do meu vizinho agora e ainda sujou toda a minha casa e ainda fui falar para ele não queimar mais e ele disse que vai queimar quantas vezes quizer.

  3. Amanda

    Eu sou obrigada a conviver com a fumaça , pois moro nos fundos do Motel Sepetiba, que é responsável por fogo em lixo quase diariamente. Já tentei pedir que nao fizessem mais, informei que me incomoda assim como deve incomodar todos os meus vizinhos, mas nada mudou até hoje. Moro neste bairro há mais de 20 anos e sempre foi deste jeito.

Leave a Comment

Your email is never published nor shared.

(required)