Desenho para crianças?

Os Simpsons é um desenho americano que satiriza inteligentemente a vida da sociedade moderna e da família. Justamente por ser uma sátira, suas piadas são voltadas, na maior parte do tempo, para o público adulto. Encontrei algumas imagens deste desenho e achei interessante mostrar os tipos de situações que passam diariamente na TV aberta, em horário e programa voltados para o público infantil.

Eu pergunto: isso é coisa de crianças ou para crianças?

Filho enganando e roubando o pai

Pai bebendo e ensinando que a cerveja é a solução dos problemas. (oi?)

Legal?

Agressão violenta entre pai e filho

 

Opa, de novo.

Armas nas mãos do Pai. E a figura paterna é um exemplo importante para as crianças.

Violência extrema again…. ou pai tentando esganar o filho é algo aceitável?

Filho ridicularizando o pai.

Cerveja, again….Exagero ao pensar que é quase uma apologia ao consumo de álcool? Alcoolismo na juventude é um dos problemas mais graves em nossa sociedade.

Ué? No Brasil não é proibido para menores? Não é lei?

É o adulto que está consumindo no desenho, mas além de ser o personagem “pai”/exemplo, estamos falando de um desenho que passa em horário e programa infantis.

Sei que muitos dos que nos lêem não deixam seus filhos assisitirem. Sei que muitos assistem canais pagos, com programas mais educativos e selecionados. Mas uma maioria absoluta da população assiste a TV aberta, que em muitos casos é o único entretenimento da família.

Mesmo que não nos diga respeito diretamente, indiretamente diz respeito á vida de todos nós, já que vivemos na mesma sociedade e o que afeta a sociedade, sempre, chega um momento que nos afeta.

O que afeta diretamente uma pessoa, afeta a todos indiretamente. – Martin Luther King

O que você acha?

14 Responses

Write a Comment»
  1. Ana, acho que, realmente, não é um desenho direcionado a crianças… gosto de assistir porque com a mente adulta você pode rir das situações apesar de saber que elas são erradas – é o que chamam de sátira – mas as crianças ainda não tem bagagem para fazer essa interpretação! E vamos combinar, o Pica-Pau também não é desenho infantil, pura violência, assim como outros – parece que se o desenho é com “bichinhos’ já é rotulado como “infantil”… afffff!

  2. Pra mim esse desenho nunca foi e nunca será para crianças… é para o público adulto e tenho lá minhas dúvidas para qual tipo de adulto ele é feito. Nao gosto e nunca gostei. Aqui em casa Gaby não assiste de jeito nenhum, aliás ela só assiste desenhos dos canais fechados e que são escolhidos por mim… nada de canais com milhões de propagandas de brinquedos e comidas. Hoje em dia nos canais abertos somente a Cultura ainda escapa e traz coisas de qualidade. Uma pena, pois nos canais fechados existe uma eternidade de boas opções… mas cada pai sabe o que é melhor para seu filho.

  3. Acho horrível, nem eu mesma consigo assistir aos episódios. Lá em casa está vetado! E nunca, jamais deveria passar num horário destinado às crianças…não é porque é desenho que é infantil…

    Beijos,
    NIne

  4. Ana, já viu este cordel?

    http://barretocordel.wordpress.com/2011/05/16/video-no-youtube-big-brother-brasil-um-programa-imbecil/

    Eu tinha recebido por email o texto completo; no vídeo, o início está cortado. Mas o cara fala tudo.

  5. Ana, vc mandou a carta p Globo? viu q eles tiraram Os Simpsons da TV Globinho? Ainda assim, me parece q a Tv Globinho não é p crianças menores de 10 anos…

  6. Não é desenho para criança. É para adulto que gosta. Eu não gosto.!Nunca consegui assistir. Pelas chamadas acho este “desenho ” violento,desagradável,banal………

  7. Monique, tem coisasque eu gosto porque a sociedade tem um lado patético que rendem boas ironias. e o desenho consegue fazer isso em algumas situações. Mas tudo piada para adulto.

  8. Cris, eu mandei mas não houve resposta. Mas não sabia que tinha saído da programação, que ótima notícia!

  9. Muito bom o Cordel, Silvia! quanta verdade e sabedoria em cada verso!

  10. Nine, você falou tudo: não é porque é desenho, que é infantil!

  11. Sylvia, tá difícil, né? Cada dia mais os canais se vendem para a publicidade. nada fácil jogarem toda a responsabilidade sobre os “filtros” em cima dos pais. Cad~e a regulamentação?

  12. Vera, eu escrevi um post sobre os desenhos infantis de agora e da nossa época. Pica-Pau, Tom e Jerry… violentos e politicamente incorretos. E me perguntei ao final: será que nossa geração, tão equivocada eticamente não sofreu influência inconsciente de tanta coisa imprópria que era massivamente assistida na infência?

  13. Rafa

    Oie, passado aqui novamente.

    Bom, eu assisti tudo que foi mostrado em simpsons desde pequena e me divertia horrores(nem sei se estava entendendo bem o que estava acontecendo).
    Minha mãe nunca me proibiu de assistir e até hoje assisto. Por vezes fico de boca aberta com o que aparece nas cenas. Mas felizmente sou uma pessoa equilibrada e minha Mamys sempre mostrou o que é certo e errado.
    Mas hoje a juventude é outra, até os psicólogos dizem que nem é bom colocar a criança de castigo! vê se pode?!
    Acredito que esse tipo de desenho é destinado ao público adulto e deveria passar em outro horário (teve uma época que passava bem tarde da noite) e investir em mais desenhos educativos na TV aberta.

  14. marco aurélio conçan

    eu curto os simpsons, por esse mesmo motivo,por que é um desenho adulto. aqui no brasil o povo é ignorante á respeito de desenhos animados, não sabem diferençiar os generos. eu já sou fã de animes e desenhos mais adultos, não gosto de desenhos infantis, por não serem da minha faixa etária.

Leave a Comment

Your email is never published nor shared.

(required)