Dia da Terra

Todos os anos, dia 22 de abril, eu me comprometo a fazer minhas metas ambientais pessoais para o ano, seguindo o convite feito em 2007 pelo  blog Faça a Sua Parte . Sempre digo a mesma coisa: essas metas ajudam muito a gente a realizar mais e mudar com mais afinco nossos maus hábitos ambientais. 

Não é fácil mas recomendo a todos que dediquem um tempinho a pensar em que atitudes podemos mudar em nosso comportamento em prol de um futuro melhor! Essas metas me ajudaram a plantar mais árvores, a consumir menos sacolas plásticas, e aumentar e melhorar minha horta doméstica e muito mais, como já contei aqui. É impressionante como é mais  possível mudar nosssas atitudes quando nos comprometemos a tal mudança. digo que estão certos…a Terra não precisa de nós, nós é que precisamos dela

E para aqueles que acham que não adianta nada, eu concordo. A Terra não precisa de nós, ela se recupera sozinha. Nós é que precisamos dela, sã. Por isso, pense antes de cruzar os braços ou de achar que seu esforço individual não adianta. Adianta sim, porque ele inspira os outros à sua volta! Acredite! 

Por acreditar nisso e me preocupar com a qualidade de vida que deixaremos para nossos filhos, minhas metas para 2009 são:

1. Recolhimento da água da chuva – estamos colocando as calhas;

2.Fazer compostagem do lixo orgânico – procurando alternativas pois precisa de sombra e não tenho área para um minhocário que seja na sombra…; :(

3. Plantar 8 árvores virtuais por mês no click-árvore – já estou plantando mas estou atrasada;

4. Plantar 6 árvores na vizinhança – já plantamos 2!;

5. Plantar mais de 30 mudas de plantas diversas – plantei 17 até agora;

6. Continuar incrementando a horta doméstica – um desafio cheio de altos e baixos;

7. Consumir mais orgânicos (isso é tão difícil na minha região…);

8.Continuar investindo em nosso projeto de camisetas, bolsas e artigos feitos em material reciclado, vendido pela internet, através do site Futuro do Presente ;

9. Usar mais material de madeira certificada;

10. Trocar mais meus livros que já li e não pretendo ler novamente;

11. Continuar reduzindo nosso consumo de energia elétrica e água;

12. E não esmorecer, porque às vezes a gente se sente uma forminguinha inútil.

________________________________________________________________________________

Ana Cláudia Bessa

 

Leia +

Dia da Terra 2008: http://www.ofuturodopresente.caixadepandora.com.br/?p=367

Dia da Terra 2007: http://www.ofuturodopresente.caixadepandora.com.br/?p=31

Dia da Terra 2007 – parte 2: http://www.ofuturodopresente.caixadepandora.com.br/?p=83

Dia da Terra 2007 – parte final: http://www.ofuturodopresente.caixadepandora.com.br/?p=244

5 Responses

Write a Comment»
  1. É verdade, Ana, a gente é que precisa da terra. E é com este trabalho de formiguinha que poderemos pensar em deixar um lugar mais habitável para nossos pequenos. Adorei suas metas. Arrojadas, corajosas e eficientes. Parabéns.
    beijo, menina

  2. Oi, boa noite.
    Vim ler sua postagem sobre o dia da terra. Sou novo na blogosfera, ainda estou aprendendo a entender esse universo. Gostei muito do seu post, me pareceu bem simples seguir a sua dica. Eu esse ano planei vários girassóis, foi uma novidade muito gostosa. Nunca tinha cuidado de plantas, tão pouco plantado e de repente me vi responsável por uma pequena horta de árvore, um jardim de ervas e dois pés de frutas: amora e tangerina que estão floridas. Uma outra novidade foi aprender a fazer chá das folhas dessas árvores, nunca imaginei que fosse agradável. Antes eu jogava as cascas fora, agora faço doce e fica muito bom.
    A natureza é mágica em muitos aspectos, basta a gente saber fazer dela e permitir que ela faça parte da gente…
    Grande abraço meu

  3. Ana Cláudia

    De, obrigada por sua visita.
    Essa idéia genial das metas me ajuda muito a realizar. O saldo foi positivo nos dois últimos anos e tenho certeza de que será novamente este ano.
    Um beijo!

  4. Ana Cláudia

    Marco, a natureza nos impressiona, não é mesmo? A gente começa, timidamente e vai sendo encantado por ela. Adorei sua visita e seu relato. tenho certeza que sua atitude inspirará outras pessoas! Não pare!

  5. Olá, como vai?

    Antes de tudo, parabéns pela iniciativa de utilizar seu blog para unir pessoas em torno de alguma causa. Assim como você, acreditamos no potencial da blogagem coletiva como formato possível de união e mudança na sociedade.

    Criamos recentemente o blogagemcoletiva.org (www.blogagemcoletiva.org). Trata-se de um agregador de conteúdo voltado à divulgação de mobilizações coletivas realizadas via internet.

    A idéia é tanto auxiliar o blogueiro a potencializar suas manifestações como também divulgar os resultados obtidos através de sua iniciativa. O funcionamento é semelhante ao de indexadores como Uêba, Ocioso e Linklog. Tudo pode ser feito sem a necessidade de cadastro. O blogueiro nos envia sua manifestação por meio do link “envie uma blogagem” presente no topo da página e, se tudo estiver dentro das nossas políticas de publicação, ela será divulgada no site.

    Ah, e para incentivar a adesão da blogosfera nós criamos um ranking, onde os visitantes podem declarar por meio do voto sua participação ou apoio à causa. A manifestação mais votada a cada semana ganhará destaque especial no site.

    Podem ser blogagens coletivas, memês, petições, campanhas, protestos e toda e qualquer manifestação válida que busque contribuir de alguma maneira com a sociedade. Por isso, junte seus (suas) companheir@s de blogagem e faça da blogosfera um mais produtivo e engrandecedor. E conte com a gente para que sua iniciativa contamine mais e mais pessoas!

    Se puder divulgar a gente em seu blog, seremos muito gratos!

    Viva a democracia!
    Michell Niero

Leave a Comment

Your email is never published nor shared.

(required)